Iluminação

Toda planta necessita de luz. Sem ela a planta não consegue fazer fotossíntese. É através da luz que a planta retira energia para produzir seu próprio alimento.

Para o bonsai sobreviver ele deve ficar exposto a luz durante o dia sempre. Bonsais devem ficar fora de casa para que absorva o máximo de luz possível. Dentro de casa mesmo que abra as janelas e bata luz dentro de casa, não é o suficiente para o bonsai. Não é impossível se cultivar uma planta dentro de um cômodo da casa.

Com iluminação artificial adequada é possível tranqüilamente se cultivar. A luz solar é uma luz clara, ela possui todas as cores reunidas nela. As cores que a planta mais precisa são as cores vermelha e azul. Uma lâmpada com essas duas cores, ou todas e bem forte consegue supri a necessidade da planta, em lugares escuros. Porém fica caro manter um bonsai com lâmpada, sendo que tem a luz do sol que é de graça.

Se as folhas começarem a secar nas pontas ou totalmente é sinal que o sol está forte. Proteja seu bonsai em um lugar que não bata os raios solares diretamente no bonsai, mas seja claro.

Caso as folhas inferiores estejam amarelando é sinal de que a planta está recebendo pouca luz nas folhas.

Caso queira decorar sua casa com o bonsai lembre-se que ele pode ficar até dois dias no máximo dentro de casa.

 

Local do bonsai

O local do bonsai precisa ser bem ventilado, tanto para ser um local com uma temperatura amena, quanto para renovar o ar. Um bonsai pode consumir todo o CO2 que está ao redor do bonsai em cinco minutos. Então é necessária ventilação constante no local para renovar o ar.

A temperatura ideal para bonsai depende se ele de local temperado ou tropical.

Plantas tropicais estão acostumadas com dois períodos: estiagem e época de chuvas. Elas conseguem crescer normalmente entre 35 ˚C a 15 ˚C.

Plantas temperadas estão acostumadas com as quatro estações. Com poucas exceções, uma planta temperada consegue viver em regiões tropicais, um exemplo é o acer tridente. Em climas tropicais as folhas de um acer palmatum começam a queimar e ele nunca entrará em dormência, que é normal quando chega o inverno, já que nunca irá ficar realmente frio. Por causa disso será difícil ver um acer palmatum no Rio de Janeiro, porém em Curitiba já é possível, ou em Petrópolis que tem um inverno frio.

Anúncios