Eu iria postar a respeito da iluminação do local, mas como o post antigo foi sobre rega e tem mais haver eu dar sequencia com o substrato ideal então será o tema desse post.

Definindo o que quer dizer substrato, nada mais é do que o solo onde o bonsai, muda, ou semente ficará.

Como cada espécie vem de um determinado local do mundo. Cada espécie está acostumada a viver com um certo tipo de solo. Alguns mais úmidos, outros mais secos, alguns são mais ricos em terra vegetal, outros pobres em terra vegetal.

Sendo assim, antes de ser feito o substrato para o bonsai, é bom saber quais são as características da planta. Exemplo: o solo do pinheiro negro é pobre em matéria orgânica, sendo assim, no bonsai se usa uma porcentagem muito pequena de terra vegetal, as vezes nada. Mas então como o bonsai terá suas necessidades supridas? Através da adubagem. Mais à frente postarei sobre isso.

Voltando… Irei falar sobre os componentes mais usados no substrato e é bom lembrar que cada fase da planta seja semente, muda, ou o bonsai tem um tipo de substrato mais indicado.

Vejamos as funções do substrato:

-Oxigenar as raízes

-Sustentar as raízes

-Nutrir as raízes

-Reter água

-Acelerar ou retardar o crescimento das raízes

 

Essa é a causa de muitos “bonsais” de supermercado (que na realidade ainda são mudas) morrerem. O substrato geralmente é 100% de argila ou terra preta. Conseqüentemente esse substrato não exerce as funções de um bom substrato e as raízes vêem a apodrecer.

 

dolamita2Dolomita – Serve para criar aeração no substrato e facilitar a drenagem da água. Costumo encontrar em lojas que vendam itens para aquário, já encontrei em loja de R$1,99 =)

Terra vegetal – Contém matéria orgânica “curtida” incorporada (restos de folhas, madeira, serragem, pó de xaxim) e terra preta. Não utilizar ou evitar os substratos que tenham a adição de adubos (ou adubado). Vende até em supermercado.

Areia de praia – Muito boa para raízes debilitadas, sendo usado até somente isso. Mantenho sempre um estoque, caso haja uma emergência de fazer um yamadori(coleta de planta de algum terreno ou sítio) inusitado.vermiculita

Vermiculita – Material de origem mineral com grande capacidade de absorção e retenção de umidade e retenção de nutrientes, ph neutro, isento de nutrientes . Usado somente

 em vasos muito pequenos (mame). Só encontro vendendo em loja de plantas.

Carvão vegetal – É usado no lugar da terra vegetal no bonsai. Vende em supermercado também.

Tijolo ou telha moído – Boas propriedades em retenção de umidade e aeração, pouca ou nenhuma compactação, ph neutro, isento de nutrientes. Vende em lojas de construção. É só moer ele. Costumo quebrar com o martelo até ficar bem pequeno… Se alguém souber um jeito melhor me fale porque dá um trabalho danado! =)

akadama02Akadama – Argila vulcânica e compõe a maior parte do substrato dos bonsais no Japão. Por ser um solo originado de lá, tem que ser importado pro Brasil caso alguém queira usar. O problema que é caríssimo aqui! Apesar de ser o mais usado pelos japoneses não quer dizer que é o melhor. Uma boa combinação no substrato também supri as necessidades do bonsai.

 

 

Resumo da ópera:

Costumo usar como regra geral à proporção de 20% de dolomita, 30% de tijolo moído, 40% de areia e 10% de terra vegetal. Isso para os meus bonsais…

Semente costumo usar somente vermiculita.

Mudas eu costumo usar 60% de areia, 20% de tijolo moído e 20% de terra vegetal.

Nunca tive problemas com as minhas plantas com essas proporções, porém para cada espécie costumo adequar essas proporções para que, o crescimento da planta seja mais rápido.

Outra coisa é o preço do substrato. Fazer um substrato ideal pode ter um preço salgado. Como exemplo, para plantas com vasos grandes costumo diminuir a dolomita e aumentar o tijolo que é bem mais barato.  Para plantas que ainda não estão num vaso de bonsai eu balanceio o preço com a necessidade. Não quer dizer que sua planta irá morrer. Ela também não é tão frágil assim. Mas eu sempre evito substratos errados, assim a raiz cresce forte e posso mexer na planta sem problemas que ela irá agüentar. =)

Conforme for transplantando minhas plantas irei mostrar aqui e falar qual proporção usei…

Essa é só uma dica existe dezenas de “receitas” para criar um substrato e cada pessoa irá se habituar com sua necessidade e criará sua própria “receitinha de bolo”. =)

SUBSTRATO2435

Próximo post: Iluminação do local.

 

Até!

Anúncios