bonsai_regaToda planta necessita de cuidados básicos, seja bonsai ou não. Rega, iluminação, ventilação e o substrato ideal para cada espécie são os principais cuidados básicos que se deve ter. Quem já cuida de planta fica mais fácil compreender cada cuidado básico. Os iniciantes não devem achar que é um bicho de sete cabeças e com o tempo isso se tornará automático, ainda mais se sempre mantiver a disciplina com cada cuidado.

Função da água:

A água é fundamental para a manutenção de um Bonsai em boas condições. Sem ela a planta não poderá retirar os nutrientes que o solo provém. É também uma matéria-prima para a fotossíntese e para eliminar o calor pela transpiração igual aos seres humanos.

 

Como regar:

O substrato do bonsai deve ser regado por inteiro, nenhuma parte do vaso deve-se deixar de regar. O substrato estará totalmente regado quando começar a sair o excesso de água pelo fundo do vaso. O ideal é regar até que a água saia sem restos do substrato. Regar um pouco e esperar, para regar outra vez ajuda o substrato a absorver umidade também.

Agora quando se deve regar o bonsai?

Geralmente a melhor forma de verificar é tocando com as costas da mão na superfície do substrato, algumas pessoas usam um palito perfurando o substrato pra ver se o palito sai seco ou molhado. Em geral com as costas da mão já da pra ter noção da umidade do substrato.

E quantas vezes deve-se regar?

Depende da estação do ano.

Verão – até três vezes no dia.

Outono – Dependendo do local uma vez ao dia estará bom.

Inverno – Uma vez ao dia está ótimo às vezes até menos.

Primavera – Até duas vezes no dia.

Lembrando que é sempre bom verificar se o substrato precisa realmente ser molhado, é isso que irá determinar se deve ou não ser molhado o substrato.

Leve em conta também que o Brasil tem várias regões, cada uma com sua condição climatica.

A melhor hora de se regar o bonsai é de manhã, até ás 9 horas é o horário ideal, mas se não for possível regar por volta desse horário não deixe de regar mesmo assim. Regar em excesso é menos prejudicial do que não regar. Se você deixar de regar, a planta poderá secar no mesmo dia. Teve um dia que eu não estava em casa e deixei de regar na manha, foi o suficiente para três caliandras quase secarem, felizmente sobreviveram, mas elas perderam quase que todas as folhas. Se eu não tivesse regado a tarde com certeza teriam secado completamente e morrido. No fim da tarde é uma boa hora para se regar também, depois das 4 horas.

 bonsai

 

Evite regar a noite. De noite a planta não transpira tanto por causa do calor e a umidade está alta. Assim evita a proliferação de pragas.

 

 

Também é necessário tomar cuidado com o tamanho do vaso. Vasos maiores têm capacidade de absorver mais água do que menores vasos. Plantas que estão a pleno sol também necessitam de regar com mais freqüência.

rega-imersaoCaso o substrato venha a secar totalmente ficando duro e impermeável é bom regar através de imersão num recipiente onde caiba o vaso. Assim evita que alguma parte deixe de ser molhada. Então porque não molhar sempre assim, já que assim molha totalmente o substrato? O substrato necessita literalmente ser “lavado”. Além de tirar algumas impurezas do substrato a água leva os nutrientes que estão na superfície para o fundo do vaso onde estão os terminais das raízes que é onde absorve a água. Por isso só deve-se usar a imersão em casos que o substrato seque totalmente.

A melhor água para se regar o bonsai é a água da chuva. A água encanada contém cloro para matar os germes, porém sempre reguei meus bonsais com água encanada e nunca tive problema. Algumas pessoas coletam a água da chuva. Faz um diferencial? Sim! As árvores na natureza são regadas com água da chuva e água armazenada no subsolo. Porém para quem está começando e não quer tanto trabalho a água convencional está ótima.

Uma boa dica é sempre também borrifar água nas folhas do bonsai. Além de aliviar a temperatura, a água limpa as folhas das impurezas e o bonsai também absorve água pelas folhas. Na natureza o mecanismo natural que faz isso é o orvalho. Evite borrifar quando estiver sol, pois a água ajuda a queimar as folhas. Evite também o excesso, pois pode contribuir com a proliferação de pragas.

Resumo da ópera:

-Regue sempre que o substrato esteja quase secando.

-Se secar, use a técnica da imersão, logo em seguida regue o bonsai para poder “lavá-lo”.  

– Borrife água nas folhas também.

-Evite horários que o bonsai esteja pegando sol para regar e borrifar água.

Como o post ficou grande vou dividir cada cuidado básico em um post, acho que assim fica até melhor, que falo bastante sobre cada tema. Então o próximo post fica com a iluminação do local.

Até!

Anúncios